• Tuesday, June 20, 2023


    Uma vez, escutei o humorista Thiago Ventura dizer: "Se tem espaço no palco para todo mundo, porque insistimos em tirar o holofote das pessoas?". 


    É irônico como um humorista conseguiu me impactar seriamente com uma frase em um show de stand-up, mas não é a primeira vez que a questão da representatividade foi palco de discussões. 


    Eu ainda sou muito jovem e tenho muito o que aprender sobre pessoas, sobre a vida e sobre realidades diferentes da minha. E posso dizer que Neo Pokémon Unova é uma excelente escola para isso. Escrever histórias quase sempre é sobre nós e sobre nosso redor, mas qualquer escritor sabe a importância de expandir os horizontes e fugir da sua zona de conforto. 


    E essa expansão de horizonte não está apenas relacionado com o famoso repertório, mas sim, de atingir mais pessoas. 


    O mês de Junho é conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. O mês remete a história da luta contra a homofobia na Revolta de Stonewall em Nova Iorque. A sigla, que na década de 90 era apenas conhecida como GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), se modificou ao longo dos anos para incluir cada vez mais pessoas. 


    De acordo com o site Orientando, a sigla é a junção das iniciais de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexo, Assexuais/Arromânticos/Agênero, Pan/Polissexuais, Não-binários e mais


    OK, mas o que isso tem haver com Neo Pokémon Unova? 


    Não é novidade que personagens LGBTQIAPN+ estão presentes na fanfic, mas eu comecei esse artigo falando sobre ter espaço no palco para todos. E esse mês me faz refletir sobre um assunto importante: a representatividade. 


    É claro que, desde o começo, o Hilbert foi uma alusão a pessoas com deficiência e os desafios que a sociedade impõe, além do Jackson ser um representando da justiça social e do movimento negro. Porém, e as questões de sexualidade, e de gênero? 


    Eu já recebi diversos comentários sobre quanto os leitores são apegados ao meus personagens e como se divertem e se emocionam com eles. Mas como uma autora jovem e que está aprendendo, eu aprendi a me questionar: As pessoas se identificam com meus personagens? 


    Recentemente, eu tive a oportunidade de assistir The Owl House, que trouxe para nós uma história cativante e personagens memoráveis, desde os protagonistas até os secundários e figurantes. Mas o que mais me chamou a atenção era como Dana Terrace trouxe para nós a importância de trazer personagens de diversas sexualidades e gêneros. Com a história terminada de maneira precoce (maldita Disney), algumas perguntas ficaram, dentre elas, a questão sobre a sexualidade de dois personagens que foi confirmada pela autora em live. 


    Foi aí que muitas perguntas surgiram na minha cabeça: Como isso afetaria a história? Isso influencia tanto assim o personagem? Isso era importante o suficiente para ser revelado ou ser levado em conta?

    As minhas idiotas dúvidas foram respondidas nas redes sociais quando milhares de pessoas comemorando e comentando sobre esse simples fato. A resposta então era clara: Representatividade.

    Não era só sobre acrescentar características e dar profundidade ao personagem, e sim, sobre fazer as pessoas enxergarem neles um espelho, um ponto de conforto, um lugar seguro. 


    Ser autora é se comunicar. Você se comunica com seus leitores e com seus personagens. E é claro, que uma reflexão sobre a representatividade fez com que minhas crianças me contassem sobre como elas se sentem. E é por isso que eu quero trazer para vocês alguns fatos. 


    HILBERT

    Hilbert é pansexual! De acordo com o site Orientando, uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero.

    Hilbert se sente atraído por pessoas, não só apenas na sua vida social, mas agora também na sua vida romântica. Independente de quem você, Hilbert estará aí para você.

    Quando eu criei o Hilbert, personagens chamados de "sunshine ou solzinho" foram minha principal inspiração. Esses personagens possuem um charme natural que atrai as pessoas, são miss simpatias e são altruístas. Obviamente a sexualidade não é influenciada pela sua personalidade, mas essa adição ao Hilbert me faz conhecer cada vez mais meu menino.



    JACKSON

    Sim, Jackson também está na lista, e ele é bissexual! Pessoas bi sentem atração por dois ou mais gêneros. 

    Apesar do nosso arqueólogo não dar nenhum indício sobre isso, ele foi o que me inspirou a fazer a lista. Posso dizer que ele foi o meu primeiro filho a me contar sobre isso rs. 

    Mesmo assim, posso dizer que parte disso é uma pequena homenagem a pessoas bissexuais que me rodeiam, como o Leucro de NPJ, o Welfie de NPG e até mesmo a prima da autora.


    INARI

    Inari é demissexual! Pessoas demi são pessoas do espectro assexual/arromântico/etc. que podem sentir atração apenas caso exista uma conexão especial prévia com quem é alvo da atração. No caso da Inari, ela apenas sente atração sexual quando tem forte conexão com a pessoa. 


    Essa é mais uma das minhas características na Inari. Por volta do ano passado eu me descobri demi-hétero e confesso que essa descoberta foi uma das coisas que mais me ajudou a me entender a aprender a conhecer meus próprios limites. 


    NATURAL

    Saindo agora dos protagonistas, temos N, que, parecido com a Inari, é demirromântico! 


    Esse é o personagem que mais deu dicas sobre sua sexualidade, no capítulo 20, o rei dos Plasmas tem uma interação romântica com uma dAs Virtudes, Susan, mencionando que não sabia se estava sentindo amor ou pura admiração. Isso se deve ao motivo das pessoas demirromânticas precisarem de uma conexão forte para sentirem atração. Desejamos sorte para Susan rs


    DISCLAIMER: Sempre bom lembrar que O N DE NPU não está relacionado com o N da Pokémon Company. Por se tratar de uma fanfic, nenhum dos eventos são canônicos com o oficial.



    SOMBRA E BIJOU


    A pequena Zorua de Hilda e a fofa Cleffa de Jackson são lésbicas! Lésbica é uma mulher ou pessoa não-binária que considera ter similaridades com mulheres dentro de algum aspecto de sua identidade que sente atração apenas (ou majoritariamente, em alguns casos) por outras mulheres e/ou pessoas não-binárias que consideram ter alinhamento com o gênero mulher ou identidade de gênero similar a mulher.


    Assim como os protagonistas, tanto Sombra quanto Bijou não deram pistas de sua sexualidade, mas essas duas são uma caixinha de surpresa. Na verdade, isso é só uma pista do que reserva para as duas no futuro rs 


    Importante mencionar que a Carol, de NPH e a Jolly de AEU, de faz parte da bandeira lésbica. 


    MERCURIA

    A Vaporeon de Hilbert é AroAce! Essa sigla é a junção das palavras Arromântico e Assexual, sendo pessoas que não vivenciam atração romântica nem sexual, seja de forma total, parcial ou condicional.


    Enquanto diversas pessoas se sentem atraídas por pessoas de maneiras diferentes, Mercuria não sente atração por ninguém e está tudo bem! 

    Vou citar a autora de AEP, ShinyReshiram, que é assexual e que também foi uma das inspirações para essa decisão para a Mercuria.

    O que eu concluo com tudo isso? 


    Simples, não tem o que concluir. Se me perguntarem: O que isso influencia na história? A resposta é simples: Tudo. Isso não vai mudar drasticamente como vocês conhecem NPU, mas vai abrir mais espaços para termos uma história e um universo cada vez maior. 


    Mas o mais importante, que também reflete o título dessa postagem: A IMPORTÂNCIA DE SE SENTIR PARTE DE ALGO. Eu espero que mesmo de forma pequena, pessoas se sintam representadas, que enxerguem nos personagens desta fanfic um espelho que reflitam elas mesmas, um ponto de conforto e um lugar que elas olhem e não sinta medo ou vergonha de serem elas mesmos. 


    Infelizmente eu entrei apenas na questão de sexualidade desse post, mas eu espero que as pessoas de diversos gêneros se sintam abraçadas. Vivemos em um mundo em que condenamos pessoas pelo jeito que elas se sentem bem, então, de autora de NPU, de StarChan e como Vanessa, eu abraço a todos vocês nesse mês <3 


    E para finalizar, parafraseando Thiago Ventura novamente: "Se você o tipo de pessoa que acha que um cara que é homossexual é doente, na minha opinião, o doente é você. Se você quiser, você pode até sair fora, a gente nem dispões da mesma opinião, tá ligado?"


    Obrigada a todos que leram até aqui e que fazem parte da comunidade, que o respeito seja dado a todos no ano todo e não somente em junho. E para quem não é da comunidade, não é preciso ser para ser contra a homofobia, faça sua parte.


    CONSIDERAMOS JUSTA TODAS AS FORMAS DE AMOR


    Agradecimento mais que especial para o Grovy de NPD, que fez ótimas artes. SIGAM ELE NAS REDES SOCIAIS : INSTA | TWITTER | CARRD
    Agradecimento também para o site ORIENTANDO 

    { 1 comentários... read them below or add one }

    1. A INFLUÊNCIA DE DANIELA TERRAÇOS SEGUE FORTE DE MANEIRAS INESPERADAS HAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAHSUAHSA
      E espero que curtam <3

      ReplyDelete

  • Copyright © - Nisekoi - All Right Reserved

    Neo Pokémon Unova Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan