• Saturday, September 19, 2020

     

    Original: gonzarez1938


    POKÉMON BLACK & WHITE
    10 ANOS

    Em 18 de Setembro de 2010, lá na terra do sol nascente, a quinta geração era oficialmente lançada, pronta para ser um divisor de águas entre os saudosistas das primeiras gerações e os entusiastas da nova geração de monstrinho. 
    A dupla de jogos foi lançada para o resto do mundo em menos de um ano depois com o mesmo e foi um sucesso. Em termos de vendas, foram QUINZE MILHÕES de cópias, tendo notas e scores altos nos principais sites de jogos. 
    Era o nascimento de Unova. 

    A HISTÓRIA
    Capas oficiais

    (OLHA OS SPOILERS!)

    O que é um RPG sem a sua história? 
    É inegável que os acontecimentos que rondam Hilda ou Hilbert (nosso personagem) são um dos mais marcantes em toda franquia Pokémon, e tudo isso se deve aos seus vilões. 
    Como todo jogo de Pokémon, você é um simples treinador na cidade inicial pronto para iniciar sua jornada e ansioso para escolher seu inicial, e seguindo a premissa de Hoenn, você tem dois marcantes rivais para te acompanhar na sua escolha, Cheren, um garoto estudioso e a atrapalhada Bianca. Juntos, vocês escolhem um dentre três monstrinhos elementares e assim, iniciam sua jornada após as dicas da gentil Professora Juniper. 
    Correndo atrás das suas insígnias, você se depara com a misteriosa e curiosa Team Plasma e seus membros, aqui, apesar de serem os vilões, o grupo carrega princípios que se assemelham a um discurso ambiental misturado com um "desarmamentista" que fizeram muitos jogadores se questionarem.
    LIBERTEM SEUS POKÉMON!
    É o que defende Ghetsis, o líder dos Plasmas, em um discurso em Accumula, jurando que os humanos são apenas obstáculos nas vidas das criaturas e que o melhor é libertá-los. Lógico que muitos acham a ideia um absurdo, mas esse discurso acaba atingindo algumas pessoas e cabe a nós, como sempre, impedir que isso se concretize. 
    Entre conquistas de insígnias e muitas batalhas, chegamos finalmente a Elite 4, e quando nos encontramos com nosso campeão, Alder, descobrimos que N, um misterioso jovem que se alega o rei dos Plasma e que se diz amigos dos Pokémon capaz de ouvi-los, surge e summona um enorme castelo que é afixado ao prédio da Elite 4 e cabe a você salvar o dia novamente. Lá, você luta contra N que está usando um dos dragões lendários mascotes dos jogos, e derrotando ele e Ghetsis, você traz a paz para Unova novamente e felizes para sempre :) 

    (FIM DOS SPOILERS)


    UNOVA É TÃO AMADA ASSIM?

    Uma das maiores polêmicas envolvendo a região se deve justamente a sua Pokédex e ao design de seus monstrinhos. 
    Estamos falando de uma região que vive num oito ou oitenta, que sai de criaturas como poderosos dragões e crocodilos com designs surpreendentes e poderosos, criaturas extremamente fofas  e iniciais interessantes e vai para sacos de lixos, peixes genéricos,  sorvetes e flocos de neve, engrenagens e criaturas que ninguém entende direito (vide Stunfisk).

    Stunfisk deveria ser sinônimo de ofensa


    De toda forma, existem mil razões pra elogiar os Pokémon da Unova Dex assim como existe mil razões para criticá-la.  Mas como gosto é pessoal, cabe a cada um decidir quais criaturas irão fazer parte do seu time. 

    Do outro lado da moeda (ou da balança), temos um peso enorme (na verdade, mais de um), que merecem ser citados para exaltar a grandiosidade de Unova. 

    • MÚSICAS
    Antes de tudo, pegue seu Furret e VAMOS ANDAR! 
    É difícil falar de apenas uma música tema dentro dos jogos da quinta geração, então eu vou tentar resumir isso em apenas um vídeo:


    Seja de Accumula, de Driftveil, os temas de batalha ou os temas de rota, é inegável que a sensação de empolgação ou até as vezes calma que os jogos nos traz, com seus altos de baixos, é praticamente impossível de esquecer. 
    E VAMOS COMBINAR UMA COISA? O TEMA DO QUARTO DO N DÁ MUITO MEDO!


    • PERSONAGENS
    Seja sincero comigo: Se eu te pedir UM personagem que você ame em Unova, VOCÊ VAI CONSEGUIR CITAR APENAS UM? 
    E com certeza, a maioria de vocês vai citar o personagem supremo, praticamente um símbolo: Natural Harmonia Gropius, aka, N. É incrível como um quase vilão conquistou tantas pessoas, Unova poderia ter um jogo com o rosto do rapaz de cabelos verdes estampado na capa. 
    Além dele, temos os dois protagonistas (que tem um dos melhores designs de treinadores da franquia), Cheren, Bianca, todos os líderes, a elite dos quatro, os campeões, a jovem Iris, a Professora Juniper e treinadores aleatórios marcantes.


    • O JOGO EM SI
    Cara, você já viu como os sprites da quinta geração são extremamente bonitos e bem animados (principalmente em BW2)? Estamos falando de como a Game Freak soube aproveitar todo o desempenho do DS para trazer a nós um jogo tão bonito que nem os gráficos 3D das novas gerações conseguem um desempenho tão bom. Tudo no jogo é bonito de se ver, desde as simples casas, as rotas e a mudança nas câmeras para se ver mais do cenário. Quem não se impressionou com o jogo de perspectiva na Skyarrow Bridge? E as mudanças na enorme Castelia?


    Tudo é extremamente limpo, a HUB é maravilhosa e você raramente não sente a emoção de uma batalha grande, já que a combinação da música com o campo de batalha te bota dentro da pele do treinador e você entra em desespero ao imaginar que está com algum status já que até a animação de seu Pokémon dormindo, ou paralisado, ou envenenado muda. É tanta tecnologia pra 2010 que eu fico abismada! 

    STARCHAN E UNOVA

    Eu preciso confessar algo para vocês. 
    Unova NÃO é minha região favorita.
    Não é novidade que Sinnoh é minha queridinha, mas eu devo dizer que Pokémon Black and White foram os primeiros jogos que eu acompanhei o lançamento. Aquela coisa né? Você decora os nomes em japonês das cidades e já começa planejar qual inicial vai pegar.
    Eu admito que amo Unova por ser uma região 2D, para mim, é um dos mais bonitos visualmente, perdendo apenas para HGSS.
    Por ser uma região na qual eu acompanhei de início a fim, é claro que meu instinto de fanfiqueira me incentivou a trazer uma fanfic à tona muito antes de revelarem os nomes em inglês. E como é costume das minhas fanfics, elas nunca terminaram rs 
    Navegando no site de fanfics, Nyah, acabei encontrando em minhas histórias excluídas, a minha primeira em Unova, e vou compartilhar com vocês alguns trechinhos. 

    Ew! Self insert!

    Protótipo da Brianna

    "Demais..."

    Atualmente, como autora de NPU, fico feliz em ter mais maturidade em explorar a região. E eu espero trazer uma história tão empolgante quanto a dos jogos, já que eu to carregando o peso de uma região super completa e complexa. 
    É uma pena o anime não ter sido tão épico e marcante como o de Sinnoh foi para mim, mas apesar dos pesares, Unova consegue carregar um grande título mesmo com tantos defeitos e boomers em seu caminho. 

    VIDA LONGA PARA UNOVA <3 

    10 CURIOSIDADES DE POKÉMON BW

    • Foi a primeira região com uma Professora mulher. Aurea Juniper, ou Professor Juniper, assim como seus parceiros de profissão, é um nome de uma árvore/planta.
    • A região foi a primeira a ser inspirada em um país fora do Japão. Unova foi extremamente inspirada nos Estados Unidos da América, mais precisamente na região metropolitana de New York e também na agitada Las Vegas.
    • Unova tem o maior número de habitantes de toda a franquia, com um total de 949 pessoas. É também a região com o maior número de líderes de ginásio, 14 no total. Nimbasa é a maior com número de habitantes, 239 no total.
    • Não sei se vocês já repararam, mas é o primeiro jogo que eles invertem os mascotes. Reshiram, o dragão branco, está na capa de Pokémon Black, enquanto Zekrom, o dragão preto, está na capa de Pokémon White. Também foi o primeiro e único jogo da franquia principal com o número 2 em sua continuação.
    • No Japão, Pokémon Black vendeu mais que Pokémon White.
    • Foi a primeira região a introduzir estações do ano nos jogos. 
    • No anime, seguindo os passos de Kanto, Ash faz sua jornada ao lado de dois líderes de ginásio, Cilan, de Striaton e Íris, de Opelucid. 
    • O nome Unova pode vir da junção das palavras em espanhol uno (um) e nova (nova). Enquanto alguns acreditam que na verdade é uma referência a pronúncia de United States of(v) America. 
    • Em Japonês, Unova se chama Isshu, que significa "uma variedade". De acordo com o diretor, é para expressas que apesar da região ser diversificada em raças e espécies, todos são iguais quando vistos de longe. 
    • O Tao Trio, trio de lendários representado por Reshiram, Zekrom e Kyurem são baseados, respectivamente, em Yang, Ying e Wuji (ausência dos dois anteriores).

    UM LONGO FUTURO PELA FRENTE... 

    Logicamente, com o sucesso de Pokémon Black and White, a Nintendo resolveu trazer uma continuação direta com Black and White 2, contando acontecimentos de dois anos depois dos primeiros jogos, e é claro, são tão incríveis quanto seus antecessores, mas isso é conversa para outra hora. 
    A verdade é que Unova, apesar de seus altos e baixos, merece toda a exaltação e reconhecimento por ser um divisor de água. Agora, pegue seu DS, coloque seu cartucho e vá se aventurar na gigantesca região.  

    FELIZ ANIVERSÁRIO, UNOVA <3

    0 comentários

  • Copyright © - Nisekoi - All Right Reserved

    Neo Pokémon Unova Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan